Copo menstrual FAQ
Hoje vou falar de um assunto que ainda parece ser tabu, apesar de aparecer todos os meses. É isso mesmo, vou falar da menstruação, e das #EcoChanges associadas ao tema. Vou dividir este tema em dois posts, o copo menstrual e os pensos reutilizáveis. Vou começar com a minha experiência com o copo menstrual.
Uso o copo menstrual há precisamente um ano, e vou tentar responder as questões que também gostaria que me tivessem respondido.
O que é o copo menstrual?
O copo menstrual é uma alternativa ecológica e sem químicos aos tradicionais tampões ou pensos higiénicos utilizados durante a menstruação. É como o nome indica um copo, que recolhe o sangue, e é introduzido na vagina como um tampão.
De que é feito o copo?
Existem várias marcas, com diferentes tamanhos, e diferentes materiais. Por norma são feitos 100% de silicone médico (como o que uso da OrganiCup), mas há marcas que também têm em borracha ( nome técnico elastómero termoplástico - junção de borracha com plástico), como é o caso da marca Me Luna, para as pessoas que possam ser alérgicos ao silicone, ou que prefiram essa alternativa.
Como se insere/retira o copo menstrual?
Esta é a questão mais importante de todas, pois não vou mentir, pessoas que usam tampões com aplicador, porque não se podem tocar ou tocar no sangue, esqueçam-la o copo. Para inserir o copo, tem de se dobrar, para que ele fique com metade do seu tamanho, e introduzir com o dedo na vagina, tal como se coloca um tampão. Para verificar se está bem colocado ele tem de voltar a abrir fazendo assim vácuo, e fica preso no canal vaginal. Para que fique bem posicionado, a sua pega (o pauzinho do fim do copo) deve estar todo fora do canal vaginal, e deve se sentir o fundo do copo preso no canal vaginal.
Para se retirar, é fazer uma pinça com os dedos e apertar o fundo do copo, não é puxar a pega (pauzinho do fim do copo), tem de se apertar o fundo do copo, para que entre ar e que perca o vácuo que tem, para que se possa puxar o copo. Neste processo, os dedos vão ficar com sangue, talvez nas primeiras vezes seja necessário, por falta de habito, ter de colocar o dedo mais para dentro da vagina, o que faz com que se toque em mais sangue.
Assim que o copo sair, eu costumo verter o sangue diretamente na sanita (faço este processo toda sentada na sanita), e passo o copo por agua, e volto a coloca-lo.
Depois de colocado incomoda ou faz alergia?
Não é suposto incomodar, e se bem colocado até vão se esquecer que o estão a utilizar. Claro que das primeiras vezes vão ter mais dificuldade em colocar da maneira correta, porque ao contrario do tampão, que é só empurrar o mais fundo que conseguirem, o copo precisa de ser colocado no sitio certo, e tem de ficar em vácuo. Ao contrario dos tampões e dos pensos que tem imensos químicos na sua composição, a única alergia que podem vir a ter com o copo é se forem realmente alérgicas ao material, neste caso o silicone ou elastómero termoplástico. Sempre que terminarem a menstruação, lavem e esterilizem o copo, e antes de voltarem a menstrual, esterilizem-no uma vez mais antes de o colocar.
E não há fugas?
Sim, podem existir fugas, principalmente nas primeiras vezes, e por vários motivos. Não é normal que assim aconteça, e por isso é preciso perceber o que está errado. Pode ser a escolha errada do copo, o tamanho a baixo do indicado, pode ter ficado mal colocado, e por não ter ficado em vácuo, o sangue escorreu a volta do copo, ou pode acontecer como no meu caso, que devido ao DIU (não hormonal) passei a ter um fluxo extremamente abundante, e até perceber com que regularidade tinha de mudar o copo, tive algumas fugas.
Neste caso posso dar dois exemplos, para as meninas que usam o DIU como eu, e que normalmente trocavam o tampão de hora a hora, com o copo aconselho a fazer o mesmo, pelo menos foi assim que fiz, durante os primeiros dias, e com isto refiro-me as meninas que tem mesmo muito fluxo. Após tirar o DIU, posso dizer que fico perfeitamente confortável 6 horas sem esvaziar o copo.
O tempo recomendado do esvaziamento do copo é de no máximo 12h, por uma questão de higiene. Por isso, pode-se ficar com o copo perfeitamente 12h.
E porque usar o copo?
Para além de um dos melhores benéficos ser para a nossa saúde, por não ter nenhum químico, e não nos deixar com nenhuma alergia ou irritação, o seu impacto ambiental é também muito importante. Um copo menstrual tem a duração de 10 anos, ou seja, devemos comprar 3 ou 4 copos durante a nossa vida, porque em média a mulher menstrua durante 40 anos (o que também é bom para a nossa carteira). Este produto não cria lixo, enquanto que os tampões cheios de químicos e plásticos, vão ficar anos a decompor-se nos aterros, ou nos mares, porque ainda há muitas mulheres que deitam os tampões pela sanita.
No próximo post, falo do uso dos pensos descartáveis e do impacto ambiental. Espero que tenham ficado mais esclarecidas, e que pelo menos sintam vontade de experimentar.
Mi
P.S. Vejam também a minha primeira opinião sobre o copo menstrual.
Guardem esta imagem no Pinterest para pesquisarem mais tarde.