Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adorable Mi

Motherhood, Recipes and Lifestyle

Adorable Mi

Motherhood, Recipes and Lifestyle

26.11.19

Consumismo e a Black Friday

Consumismo e a Black Friday

Estamos a chegar a altura do ano em que somos mais consumistas. Não só pela necessidade de oferecer a outros no Natal, como das compras excessivas devido ás promoções da Black Friday e da Cyber Monday.

Todos nos conhecemos bem a Black Friday, o dia em que parecemos os malucos das compras. A maioria desconhece a origem deste dia, mas é celebrado no dia a seguir ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), e é o dia oficial da abertura da época de compras para o natal.

Embora a maioria das compras deste dia sejam para aproveitar os grandes descontos, nos últimos anos este dia tem sido considerado como o pai do consumismo, mais ainda que o natal. Muitas compras são feitas por impulso, sem necessidade, apenas porque os preços estão baixos, ou assim nos levam a pensar.

Agora, depois de um ano inteiro a fazer mudanças mais sustentáveis e conscientes, a tentar diminuir o consumismo, a mudar a nossa alimentação para uma mais saudável, a tentar reduzir  o nosso impacto no planeta, não tem jeito nenhum estar a apoiar este dia.

Este ano todos nós devíamos tentar fazer algo diferente. Doar o dinheiro que talvez fossem gastar. Vender artigos que já não precisem e que acham que outros lhe podem dar uma segunda vida. Fazer DIYs para oferecer. Mas não vos vou mentir. Não vou dizer que não vou aproveitar a Black Friday para fazer algumas compras. Mas ser mais conscienciosa também passa por aqui, saber o que realmente precisamos de comprar, e não comprar por impulso.

O consumismo é um estilo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação social. - Wikipédia

A verdade é que de vez em quando precisamos de fazer algumas compras, no nosso caso precisamos de uma Cadeira Auto para substituir o ovinho do carro. Como é uma compra que precisamos mesmo de fazer vamos aproveitar os descontos da Black Friday, por ser um artigo um pouco caro. Podia estar aqui a dizer que vamos comprar em segunda mão, porque é melhor para reduzir o impacto ambiental e tal, mas infelizmente não é verdade. Vamos comprar uma cadeira nova e a explicação é bastante simples, este tipo de artigos de segurança convém ser sempre novos, - mesmo de irmãos para irmãos - porque vão deixando de ser tão seguros com a sua utilização (para quem não sabe, por exemplo o ovinho onde se transporta o bebé é forrado com esferovite, e de cada vez que o bebé faz força com a cabeça, ou alguns movimentos mais bruscos a esferovite vai ficando gasta e vai perdendo a sua capacidade de assegurar a segurança do bebé).

Então talvez o melhor para este dia é escolher empresas que também queiram ajudar o planeta como nós. Apesar de nem todas as coisas que utilizámos sejam amigas do ambiente, podemos sempre ter isso em conta quando fazemos novas compras. Não só marcas sustentáveis, ecológicas, cruelty free, vegan, etc, mas marcas que tenha o certificado B Corp, que sejam empresas não só preocupados com os seus produtos, mas também com os seus funcionários. Pequenas marcas, que mostram a origem dos seus produtos e materiais.

WoodWe

Quem me costuma acompanhar sabe que me tornei embaixadora de uma marca que adoro, a WoodWe. É uma marca de capas de macbook, iphone e ipad feitas de madeira real, entre outros produtos. E aceitei o convite para me tornar embaixadora, não só por gostar dos produtos da marca, mas pelo conceito da mesma, e o seu propósito de também ajudar o planeta.
 
Nesta Black Friday, vão haver descontos mas apenas para aqueles que estejam dispostos a doar para plantar árvores. Desta forma vamos fazer com que as pessoas parem por um pouco e aceitem essa responsabilidade.
A WoodWe já faz costuma doar 10 cent automaticamente em cada compra para esta iniciativa, apenas quer passar uma mensagem importante aos seus clientes sobre a forma como fazem as suas compras nestes dias cheios de descontos e promoções que nos levam a comprar coisas que nem precisamos.
 
A marca acredita que mudanças significativas começam por pequenos passos. E esses passos não só só melhorias pessoais, realizações de carreira ou sonhos realizados,  mas também contribuir para o que está ao nosso redor. Por enquanto a marca ainda não é parceira da "Trees for the Future", mas têm esse objetivo, e para que essa parceria ocorra têm de juntar a doação de 10.000 árvores. Vamos ajuda-los nesta fantástica iniciativa!

 
BE PART OF A CHANGE – When purchasing life-changing “WoodWe” product, 10 Cents will be automatically devoted to planting one tree in Africa. Plant more by raising your donation. Just choose the preferred amount and it will be transferred to our partners "Trees for the Future" that will make the planting part happen!  - WoodWe
 
Tal como esta empresa, existem tantas outras que podemos apoiar porque também querem fazer a diferença. Vamos ser mais conscienciosos com as nossas compras nesta Black Friday.
 
 
Mi
 
 
P.S. vejam também o Minimalismo e o Slow living.
 

Consumismo e a Black FridayGuardem esta imagem no Pinterest para pesquisarem mais tarde.

 

Follow us on Instagram

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

About me

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vamos marcar uma sessão fotográfica?